Encontro Nacional

Encontro Nacional

terça-feira, 22 de abril de 2014

Liberdade, o que é?

Na história da humanidade não é difícil de encontrar passagens que relatam a luta de povos, pessoas por liberdade. Mas o que seria a liberdade? Para responder a esta pergunta estamos na dependência do raciocínio que resolvermos desenvolver. Existe uma parte da filosofia que acredita que o ser humano é determinado segundo fatores alheios a ele. Segundo esse pensamento não temos escolha, somos apenas resultado de um conjunto de fatores que nos trouxeram até este momento. Esse pensamento já esteve revestido de conteúdo religioso e ainda hoje é muito forte em determinados meios. Na religião esse tipo de crença se justifica ao afirmar que Deus já conhece nos passos e que estamos onde deveríamos estar, destino.
O pensamento determinista afirma que os ser humano não tem escolhas, mas é apenas fruto da relação de causa e efeito. No entanto os que acreditam na liberdade afirmam que os ser humano é o único ser capaz de tomar conhecimento das causas que agem sobre ele e elaborar um plano de ação para realizar a transformação. Para estes o ser humano é fruto e resultado de suas escolhas frente às situações dadas. Um bom exemplo desta postura é o filme Matrix, onde Neo, o personagem principal, avalia as situações e elabora seu plano de ação. Enquanto as máquinas, o seu oponente, não têm a liberdade da escolha, mas seguem o resultado de uma equação matemática.
Toda essa explicação é bastante teórica e longe do dilema diário sobre o que é realmente a liberdade para cada um. Se voltássemos no tempo e pegássemos o Brasil Colônia e perguntássemos às pessoas que viviam naquela época sobre liberdade? Muito provavelmente a elite brasileira diria que liberdade é decidir questões políticas sem depender de Portugal. Os comerciantes diriam que liberdade é poder vender os produtos a quem quisessem e não necessariamente á coroa portuguesa. Os escravos diriam que liberdade é não ser propriedade de outra pessoa, ou seja, decidir a respeito de si próprio. E hoje, o que é liberdade para você?
Pelo Oriente Médio explodem conflitos armados onde a população briga por mais direitos, segundo alguns jornais, por mais liberdade. Será que esse povo sabe pelo que está lutando? Será que as pessoas nas ruas daqueles países sabem exatamente o que querem. Não é raro encontrar pessoas que passaram a vida buscando determinadas coisas e quando chegaram lá perceberam que era justamente o que não queriam. Se perguntarmos a esses povos que lutam contra seus ditadores o que é liberdade, será que saberiam responder?
Em Filosofia Clínica o entendimento de uma situação assim pode ser dada segundo a história de cada um dos povos. Mesmo com características comuns cada um deles conta com uma história e esta precisar ser respeitada. Precisamos saber quais são os Assuntos Imediatos e Últimos destas revoltas, saber o que levou a este momento, mas sobre tudo o que realmente precisa ser trabalhado. Não são raros os momentos na história que muitas coisas mudaram para que pudessem permanecer exatamente as mesmas.
Rosemiro A. Sefstrom

Nenhum comentário:

Postar um comentário