Encontro Nacional

Encontro Nacional

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Murphy, o administrador

Faz algum tempo que observo pessoas falando de grandes oportunidades, negócios altamente rentáveis, chances de se ganhar muito dinheiro. No entanto, as mesmas pessoas que falam dessas oportunidades são as mesmas que nada fazem para aproveitar essa grande chance. Algumas dessas pessoas são povoadas de pré-juízos, ideias prontas, verdades sem comprovação e muitas delas são administradores.
Quando se fala em pré-juízo é quase impossível não pensar em Murphy, as leis de Murphy. Essas leis foram inventadas por um militar da força aérea estadunidense quando desenvolviam um equipamento de medição. O aparelho por ele criado foi instalado por um técnico e ao utilizá-lo houve uma pane. Murphy foi chamado para consertar o equipamento quando percebeu que a instalação estava toda errada, assim formulou a frase: “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”.
Um administrador Murphy começa por pensar: “Nada e tão fácil quanto parece”. Ele observa as circunstâncias com desconfiança, faz muitos cálculos, pensa sobre o assunto e chega a uma conclusão, pois: “Conclusão é o ponto onde você ficou cansado de pensar”. Este mais novo administrador tomou uma decisão, ele vai encaminhar as questões que precisa resolver e pensa: “Toda vez que você decide fazer algo, tem sempre outra coisa para ser feita antes”. Realmente, percebe o administrador, percebe que não era tão simples quanto parecia, ele é que estava cansado de pensar e decidiu pelo cansaço.
Quando ele percebe que a questão vinha antes da principal pode ser resolvida ele percebe que: “Qualquer coisa leva mais tempo do que você espera”. Mas que ele tem as contas para pagar, família para alimentar, enfim, suas contas não se pagam sozinhas. Mas mesmo assim a oportunidade ainda parece muito boa e ele retoma o pensamento sobre levar a diante sua decisão e percebe que precisará de pessoas, quando percebe: “Todo cargo tende a ser ocupado por um funcionário não qualificado para desempenhar suas funções”. Lembrando da falta de mão de obra na região.
Mas, o adminstrador Murphy não se dá por vencido, percebe que a falta de preparo torna a mãe de obra mais barata, isso facilitaria o seu negócio, mas: “Se alguma coisa parece que está indo bem, obviamente você se esqueceu de algo”. Realmente, ele percebe que essas ideias todas são muito boas, mas acaba percebendo que: “Toda solução cria novos problemas”. Assim ele permanece sentado, sem fazer o menor movimento em direção à sua oportunidade de ganhar muito dinheiro, pois: “Não há melhor momento do que hoje pra adiar pra amanhã o que você não vai fazer nunca”.
Um administrador que se pautar por Murphy jamais tomará alguma decisão, geralmente ele é levado a decidir em função de uma série de fatores, mas sempre levando em conta: “Se você perceber que ha quatro maneiras de uma coisa dar errada, e driblar as quatro, uma quinta maneira surgira do nada”. Mesmo nos tempos de bonança este tipo de administrador está vivendo uma tempestade, não há tempo para reparos, aperfeiçoamento. Muitos destes administradores tem ideias perfeitas, mas pré-juízos que os levam para longe dessas ideias, afinal: “Se alguma coisa pode dar errada, acontecerá”. As frases de Murphy foram retiradas da internet, site: http://www.1001inutilidades.com.br/murphy.htm.

Rosemiro A. Sefstrom

Nenhum comentário:

Postar um comentário