Encontro Nacional

Encontro Nacional

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Desafios

Nascidos em família humilde, foram vários os dias em que a comida era apenas o suficiente, fome não! As roupas eram costuradas pela própria mãe e era proporcional ao mais velho, isso significa que os mais novos raramente viam roupas novas. Desde cedo tiveram de ajudar na lida, uns na roça, outros na serraria, outros no carvão, outros... cada um, desde cedo, tinha sua tarefa para colaborar com a casa. Estudar? Para os que conseguiram, muitos mais por esforço do que por incentivo, fizeram porque sabiam que não sairiam da condição de vida que tinham sem os estudos. O primeiro emprego era tudo, conseguiram e se agarraram a ele, faziam o máximo possível para mostrar um bom trabalho. Eis que, com o trabalho, muita vontade e uma oportunidade conseguiram montar o próprio negócio.
O negócio foi montado, agora vinha a outra parte do desafio: dar continuidade e continuar crescendo ou morrer na praia como tantos outros. Segundo um destes tantos empresários: “Ter uma empresa é como andar de bicicleta, se parar de pedalar cai”. Tentando não cair, aprendendo com a árdua tarefa de administrar, aos poucos foram edificando suas empresas. Ao longo do caminho veio a crise, inflação, Plano Collor, alguns caíram pelo caminho, mas não desistiram, recuperaram as pernas e continuaram caminhando. O fazer-se empresário modificou-se ao longo do tempo e agora já não se pode mais ser chefe, é necessário ser líder, um novo aprendizado. Criados num tempo em que se usava calculadora, agora a empresa é gerida com base em complexos sistemas. As dificuldades destes empresários foram as mesmas para muitas pessoas, o trabalho árduo também, as oportunidades provavelmente também estavam lá.
Estes empresários são de uma época onde as dificuldades eram de ordem primária, onde os objetivos estavam em lutar pelo básico ou pouco mais. E a geração atual, que história irá contar? Nascido numa casa confortável, comida à vontade, geralmente escolhida, logo cedo matriculado em escola particular. A roupa, caso não seja “de marca”, serve apenas para ser usada em casa, pois se tem uma imagem a preservar. Logo cedo entra em contato com a informática, computadores, tablet, celulares, vídeo games, os mais modernos, de preferência.
Chegando na idade, com ajuda dos pais ou do governo entra na faculdade e cursa o curso que escolhe, se estudou para isso. As oportunidades de emprego surgiram já na faculdade, mas era necessário avaliar qual delas era a melhor, pois algumas não pagam o suficiente para se manter. Entra então no primeiro emprego, percebe se as condições de serviço são adequadas as suas necessidades. Para alguns fazer faculdade e estudar é muito puxado, seria o caso de adiar a ideia de trabalhar por mais alguns anos, dedicando-se exclusivamente aos estudos. Isto sem deixar a balada do final de semana, as idas ao jogo do time favorito, comprar roupas adequadas ao seu nível social.
Em cada um dos tempos existem dificuldades. Nos tempos antigos a dificuldade estava em viver numa condição de privação e ainda assim lutar por dias melhores. Muitos tentaram e pararam ao longo do caminho, entenderam que já tinham caminhado o suficiente para a realidade de onde saíram. Nos dias de hoje o desafio é outro, ao menos para alguns: o desafio é desapegar-se dos confortos que tem para poder lutar pelos que ainda não tem. Os desafios do passado fizeram as pessoas de sucesso de hoje, mas é provavelmente os desafios de hoje que farão os sucessos de amanhã.

Rosemiro A. Sefstrom

Nenhum comentário:

Postar um comentário